Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

« Voltar

Tocha olímpica chega a São Paulo no domingo

22.07.2016 – 16:30 
 
Dupla de palhaças Emily e Manuela, que se apresentam no domingo, em São Paulo (Foto: Divulgação)
 
Neste domingo (24), vários pontos da cidade de São Paulo estarão em festa. O motivo é a passagem da Tocha Olímpica. Entre os destaques da agenda da capital, que recebeu apoio do Ministério da Cultura para promover ampla programação cultural gratuita, estão intervenções aéreas, show de orquestra e banda tradicional, além de intervenções circenses.
 
O futebol de palhaços é uma das atrações, prevista para ocorrer ao meio-dia, no Parque do Ibirapuera. Com traves coloridas e um picadeiro no meio do campo de futebol, dez palhaços jogarão futebol e realizarão interações com o público, ao falar sobre olimpíadas.
 
A iniciativa representa, de certa forma, uma retomada do evento que ocorria, com frequência, entre 1950 e 1970, com o apoio da prefeitura de São Paulo.  "Essa retomada é um indício de que retomamos também a origem da nossa formação cultural brasileira", explica a atriz e produtora do futebol de palhaços, Cris Rocha. "O berço do ator nacional é o circo, o teatro, o teatro de palhaço, essa é a formação dos atores brasileiras, nossa raiz é popular", completa. 
 
Cris Rocha explica que os palhaços que se apresentarão no domingo são experientes e advêm de outros grupos, como o Doutores da Alegria. "A passagem da tocha é algo que mobiliza muito. O palhaço desperta o melhor das pessoas e se soma ao espírito olímpico, que também é de união e de brincadeiras", avalia. 
 
Outras atrações previstas são apresentações das bandas Demônios da Garoa e da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. O primeiro, com mais de 70 anos de existência, é considerado por muitos como "a cara" de São Paulo. O motivo é a forma original de interpretar com humor o falar do cotidiano do povo paulistano.  O segundo é uma orquestra que surgiu há 15 anos e que mescla ritmos brasileiros aos jamaicanos.  
 
Além de shows e apresentações circenses, estão previstas intervenções aéreas e apresentação musical na sacada do Teatro Municipal de São Paulo.
 
Revezamento
 
Antes de chegar a São Paulo, a tocha olímpica passa, no sábado (23), por outras cidades do estado: Guarulhos, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo. Ao todo, a chama olímpica pernoitará em 83 municípios, totalizando aproximadamente 12 mil milhas áereas e 20 mil quilômetros terrestres percorridos. 
 
Cerca de 12 mil pessoas se revezarão na condução da tocha, cada uma por 200 metros, em média. Em 5 de agosto, a chama desembarca no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para acender a pira olímpica e dar início aos Jogos.
 
O MinC e a Tocha
 
Interpretadas pelas atrizes Vera Abbud e Paola Musatti, palhaças Emily e Manela saúdam a Tocha Olímpica (Foto: Divulgação)
 
São Paulo é a última cidade do circuito da tocha que recebe o apoio do Ministério da Cultura. Além da capital paulista, o MinC, por meio do programa Celebrações nas Cidades do Revezamento da Tocha Olímpica, firmou convênio com outras 14 capitais de todas as regiões do País. 
 
O projeto destinou recursos - de R$ 192 mil a R$ 250 mil - para que essas cidades organizassem eventos culturais em espaços públicos de grande circulação.
 
Programação em São Paulo
 
10h e 14h30
Avenida Paulista (Travessa da Alameda Ministro Rocha Azevedo)
Intervenção Aérea AeroGroove 
Intervenção Aérea Arcos Olímpicos   
Intervenção Aérea Ciranda Aérea 
 
12h
Parque do Ibirapuera
Intervenção Futebol de Palhaços 
Intervenção Capoeira Adaptada (grupo com deficientes físicos) 
 
12h45
Parque do Ibirapuera
Show: Orquestra Brasileira de Musica Jamaicana 
 
13h e 14h45 
Mercado Municipal de São Paulo
Show: Demônios da Garoa