Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

« Voltar

Símbolo olímpico passa por Itu e mobiliza comunidade local

20.07.2016 - 17:30
 
A Igreja Matriz de Itu, no interior de São Paulo, será palco para a apresentação de um grupo de fanfarra que supera desafios diários e que se tornou motivo de orgulho no município: a banda formada por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O evento faz parte da programação cultural que marca a passagem da Tocha Olímpica pela cidade, nesta quinta-feira (21). 
 
  (Divulgação:/Apae)
O grupo, formado por dez pessoas, entre 14 e 60 anos, existe há mais de 20 anos e ensaia semanalmente. Nesta quinta, eles se apresentarão ao som do bumbo, surdo, caixa de guerra e prato. "Se apresentar durante a passagem da tocha é maneira de mostrar nosso trabalho e valorizar o que fazemos na parte esportiva e cultural com os alunos", afirma a diretora Pedagógica da Apae de Itu, Rosana dos Reis. 
 
Entre os benefícios de os alunos participarem da fanfarra, estão a melhora da autoestima, além do aumento da disciplina e do autocuidado, ressalta Rosana. Além da fanfarra, a associação, que existe há 49 anos, promove atividades voltadas para o esporte e arte, além de oficinas de capacitação e escolarização. Atualmente, atende em média 210 alunos com deficiência intelectual e múltipla. 
 
"É um trabalho que engrandece. Você vê o progresso deles e as conquistas, é muito gratificante", completa. 
 
Além de Itu, a chama cruzará também os municípios de Indaiatuba, Jundiaí e Osasco.  Já na sexta-feira, a tocha desembarca em Praia Grande, São Vicente, Santos e Guarujá. 
 
O MinC e a tocha 
 
Por onde passa, a tocha chama atenção para diversas manifestações culturais locais. Atento as oportunidades, o Ministério da Cultura (MinC) criou o programa "Celebrações nas cidades do revezamento da Tocha Olímpica" no fim de 2015.
 
O objetivo é aproveitar o momento do revezamento da chama pelo Brasil, em que a mídia mundial está mobilizada, para divulgar nacional e internacionalmente, a diversidade cultural e as expressões artísticas existentes no país. A tocha já passou por 14 cidades que receberam o apoio do MinC. No domingo (24), será a vez de São Paulo, a última conveniada do percurso. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura