Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

« Voltar

Chama percorre o interior paulista ao longo da semana

15.07.2016 - 14:20

Ao longo desta semana, a chama olímpica segue trajeto pelo interior de São Paulo. No caminho, cruzará 25 cidades. Entre elas, Ribeirão Preto, Itu, Santos e Osasco. No domingo (24), chega a São Paulo. A capital paulista foi uma das 15 capitais brasileiras a firmar convênio com o Ministério da Cultura (MinC) para obter apoio na programação cultural.

O MinC criou o programa "Celebrações nas cidades do revezamento da Tocha Olímpica" no fim de 2015. O objetivo é aproveitar o momento do revezamento da chama pelo Brasil, em que a mídia mundial está mobilizada, para promover nacional e internacionalmente, a diversidade cultural e as expressões artísticas existentes no país.

O programa prevê o apoio para a execução de ampla programação cultural durante a passagem da chama olímpica pela capital com apresentações artísticas de música, dança e teatro, além da realização de feira de cultura alimentar, gastronômica e artesanato.

Além de São Paulo, a tocha passou pelo Distrito Federal e pelas capitais de outros 13 estados que receberam apoio do MinC. São eles: Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Tocantins, Maranhão, Amapá, Roraima, Acre, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas.

Em São Paulo, a programação inclui intervenção musical na sacada do Teatro Municipal, intervenções aéreas, futebol de palhaço e shows como o da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana.              

 (Divulgação/OBMJ)

Cantor e guitarrista da o orquestra Sérgio Soffiatti está animado com a apresentação. Segundo ele, é um evento importante pela representatividade que a Olimpíada tem. "É um momento de esquecermos um pouco as guerras para nos dedicarmos ao esporte e à cultura. Nós tocamos ritmos jamaicanos, além de composições clássicas brasileiras", disse. O projeto da orquestra surgiu há 15 anos.

Confira as cidades por onde a chama passará:

Dia 18: Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto

Dia 19: Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, Barretos, Franca

Dia 20: Rio Claro, Limeira, Americana, Campinas

Dia21: Indaiatuba, Itu, Jundiaí, Osasco

Dia 22: Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá

Dia 23: Guarulhos, São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo

Dia 24: São Paulo

 

Assessoria de Comunicação

Ministério da Cultura