O Dia do Ministro

« Voltar

Sá Leitão debate execução de projetos culturais no RJ e PE

 
 
2.5.2018 - 10:10  
No alto, professor Carlos Alberto Messeder, ministro Sérgio Sá Leite e professor Antônio Figueiredo. Acima, ministro e deputada Cristiane Brasil (Fotos: Ronaldo Caldas/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, debateu a execução de projetos culturais no Rio de Janeiro e em Pernambuco durante reuniões realizadas na tarde desta segunda-feira (30), na Representação Regional do MinC no RJ e ES, no centro da capital fluminense. 
 
Os professores Carlos Alberto Messeder e Antônio Figueiredo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentaram ao ministro o andamento do projeto Camaragibe – Um Engenho de Fogo Vivo, que visa transformar a antiga Casa Grande de uma propriedade rural em Camaragibe, Pernambuco, em um local cultural de acesso público. O projeto, criado para ampliar o reconhecimento do patrimônio construído ainda no século 16, durante o período das Capitanias Hereditárias, atende ao desejo da última proprietária do local, Maria Anita Amazonas MacDowell, falecida em 2006.
 
A ideia, de acordo como professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antônio Figueiredo, é que o antigo engenho possa ser um espaço para atividades artísticas e tecnológicas. "A cidade de Recife e a região próxima a ela são muito dinâmicas. Nossa intenção é criar oportunidades para que artistas, das mais diversas manifestações de arte, possam produzir conteúdo", adiantou. O projeto está em fase final de estruturação. 
 
Projetos no Rio de Janeiro
 
Sá Leitão recebeu ainda a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) e o vereador Marcelo Arar (PTB-RJ). Na pauta, projetos culturais para a cidade de Rio Janeiro nos próximos meses.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura