O Dia do Ministro

« Voltar

Representantes da Abraplex visitam Ministério da Cultura

 
 
10.8.2017 - 17:00  
Ministro Sérgio Sá Leitão recebeu representantes da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, recebeu, na tarde desta quinta-feira (10), representantes da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex). O grupo deu boas-vindas ao ministro, que assumiu o cargo em 25 de julho, e se comprometeu a apoiar as ações do Ministério da Cultura (MinC).
 
Segundo a Associação, o setor audiovisual viu com bons olhos a nomeação do ministro por ele ser um profissional com vasta experiência no setor de audiovisual e ter grande conhecimento da indústria cinematográfica brasileira. 
 
O presidente da Abraplex, Marcelo Bertini, agradeceu a disponibilidade e o empenho de Sá Leitão para atender a Associação tão rapidamente. "Para nós, é motivo de grande alegria ter um diálogo aberto, e quase inédito, com esta transparência, sendo você conhecedor de nossas principais causas", afirmou.
 
Na reunião, o ministro destacou que, em sua gestão, haverá uma maior aproximação do Ministério com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e se colocou à disposição para tratar dos temas do setor relacionado à autarquia vinculada ao MinC. A Ancine é responsável pelo fomento, regulação e fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil.
 
Os participantes do encontro trouxeram ao ministro pautas de interesse do setor audiovisual e pediram sua ajuda para trabalhar algumas questões junto ao governo, como acessibilidade de pessoas com deficiência aos cinemas, cota de tela, meia-entrada e a criação de um projeto social para democratizar o acesso dos estudantes das escolas públicas aos cinemas. Sá Leitão prometeu agendar reunião com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para tratar do assunto. "Teremos o respaldo do MEC para desenvolver essa iniciativa, que dará a muitos estudantes oportunidade de conhecer os cinemas brasileiros", afirmou.  
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura