O Dia do Ministro

« Voltar

Ministros da Cultura e da Defesa debatem Parque Histórico dos Guararapes

 
 
16.12.2017 - 11:23  
Ministros Sá Leitão e Jungmann discutiram o projeto de revitalização do Parque Histórico Nacional dos Guararapes (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
 
 
O projeto de revitalização do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, em Pernambuco, foi tema de reunião entre os ministros da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e da Defesa, Raul Jungmann. As melhorias na infraestrutura estão sendo feitas sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao MinC, mas ainda será definida a distribuição de títulos às famílias que moram na área do parque há décadas, a partir de parecer jurídico.
 
Localizado em Jaboatão dos Guararapes, o Parque foi tombado pelo Iphan em 1961. Naquela área, ocorreu a Batalha dos Guararapes – confronto entre portugueses e holandeses pelo controle da região Nordeste. O Parque tem 3,63 quilômetros quadrados e está sob responsabilidade do Exército. No local está a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes.
 
Outro tema tratado por Sá Leitão e Jungmann foi o projeto do Ministério da Defesa para criar o memorial em homenagem a soldados brasileiros que defenderam o país em guerras históricas. "É importante valorizarmos nossos heróis", disse Sá Leitão, que propôs incluir o projeto no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura