O Dia do Ministro

« Voltar

Ministro recebe prefeitos, parlamentares e artistas nesta quarta-feira (17)

 
 
18.5.2017 - 14:50
 
O ministro da Cultura, Roberto Freire, iniciou a quarta-feira (17/5) com uma reunião com a deputada federal Jozi Araújo (PTN-AP). Interessada em encaminhar emendas parlamentares para a área cultural, ela conversou com o ministro sobre as possibilidades de investimentos e incentivos em atividades e equipamentos culturais no Amapá. 
 
Em seguida, Freire e a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Débora Albuquerque, receberam o prefeito de Taquaritinga do Norte (PE), Ivanildo Mestre Bezerra, e vereadores do município. Durante encontro, o prefeito pediu apoio do MinC para a realização da Festa de São João e para a construção de um teatro na cidade.
 
O ministro se reuniu também com o ex-prefeito de Montes Claros, Athos Avelino, e o advogado Renato Galupo e depois com o prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira. Durante a visita, Nogueira pediu apoio do MinC para projetos de restauração do Museu do Café e do Palácio Rio Branco, sede da prefeitura. Além disso, demonstrou interesse em oferecer, no município, oficinas com esclarecimento de dúvidas sobre as novas regras relacionadas à Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.
 
Outro compromisso do ministro foi com a artista performática Denise Stoklos e produtores do Festival Internacional de Solo Performance, previsto para ser realizado em dezembro deste ano em de Irati (PR), cidade natal da performer. Conhecida internacionalmente e agraciada com Ordem do Mérito Cultural, Denise apresentou ao ministro o projeto, que foi financiado via incentivo fiscal da Lei Rouanet. O festival contará com 15 espetáculos teatrais, sendo nove apresentações locais, cinco nacionais e uma internacional, além de 16 atividades de formação artística e cultural, com oficinas e seminários. 
 
Freire também se reuniu com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, e a terceira secretaria e adida cultural da embaixada, Ekaterina Kazakova. Durante o encontro, foram discutidos projetos para ampliar o intercâmbio cultural entre os dois países. O secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do MinC, Adão Candido, que também participou da audiência, debateu sobre a possibilidade de o Brasil levar ações culturais para o período da Copa do Mundo, que será realizada na Rússia em 2018. 
 
Akopov destacou a intenção da Embaixada russa de trazer para o Brasil o projeto Todas as Cores do Brics, realizado pelo Bureau de Expedições Criativas da Rússia. O objetivo do projeto é organizar viagens de pintores russos pelos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), durante as quais eles reproduzem paisagens típicas de cada local. 
 
No início da tarde, o ministro recebeu o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, para uma definição dos termos de cooperação para a reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro, fechado desde 2014. Freire e Rollemberg  decidiram que será realizado um Chamamento Público para que uma Organização Social Sem Fins Lucrativos apresente projeto via Lei Rouanet ao MinC, a partir do qual poderá ser feita a captação dos recursos necessários para as obras. Também participaram da reunião os presidentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e do Banco de Brasília (BRB), Vasco Cunha Gonçalves, e o secretário de Cultura do GDF, Guilherme Reis, além do superintendente do Iphan do Distrito Federal, Carlos Madson Reis.
 
Em seguida, Freire recebeu o deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB/PB) para debater projetos de formação cultural na Paraíba, entre elas o Festival Internacional do Folclore, que ocorre a cada dois anos, no mês de outubro. O parlamentar estava acompanhado dos prefeito das cidades paraibanas de Taperoá, Jurandi Gouveia Farias; Manaíra, Manoel Bezerra Rabelo; Santana dos Garrotes, José Paulo Filho; Asa Branca, Everton Firmino Batista; Santo André, Silvana Fernandes Marinho de Araúj; e Livramento, Carmelita Ventura. 
 
Roberto Freire também recebeu integrantes da Associação Nacional dos Violeiros do Brasil (ANVB), que solicitaram apoio ao 1º Congresso Nacional de Violeiros, que será realizado em 2018. O ministro orientou que fosse elaborado projeto para buscar recursos para o encontro via Lei Rouanet. Participaram da reunião os violeiros Luiz Faria, Mineirinho, Volmir Batista, Deubrando e Pereira da Viola. A ANVB foi fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto (SP).
 
No último compromisso do dia, Freire recebeu o cantor e compositor Nando Cordel, que estava acompanhado do produtor cultural Nelson Nejaim. Na pauta, o projeto A Terra é nossa casa, um espetáculo que tem por objetivo ensinar boas maneiras aos jovens. "É preciso que crianças e jovens voltem a descobrir a importância do respeito aos professores, à natureza, a valorização da paz etc. Esse projeto tem o poder de fazer muito bem a muitas pessoas", destacou. De acordo com o ministro, o projeto será analisado pela área técnica. Nando Cordel já teve mais de 150 sucessos nacionais e mais 800 regionais gravados por cantores brasileirões entre os quais Chico Buarque, Zizi Possi, Fagner, Maria Bethânia, Fábio Jr, Martinho da Vila, Fafá de Belém e Ivete Sangalo. Entre seus principais sucessos estão De volta para o aconchego, Você endoideceu meu coração, É de dar água na boca, Gostoso demais e Isso Aqui Tá Bom Demais.
 
Terça-feira
 
Na terça-feira (16), o ministro Roberto Freire recebeu a prefeita de Itambé (PE), Graça Carrazzoni. Na pauta, o fortalecimento da cultura local com a criação de equipamentos voltados a essa finalidade. A prefeita esteve acompanhada pela secretária de Planejamento do município, Angela Galindo, e o assessor Frederico Carrazzoni.
 
Freire também se reuniu com o deputado federal Wilson Filho (PTB-PB) e prefeitos de três cidades paraibanas: Sousa, Joca Claudino e Bayeux. Na pauta, o incentivo à cultura local. No encontro, Freire se comprometeu a apoiar a realização da 1ª Feira Literária José Lins do Rêgo, na cidade natal do romancista, Pilar, no próximo ano. Na última agenda do dia, o ministro Freire recebeu o governador de Sergipe, Jackson Barreto, e o deputado federal Jony Marcos (PRB/SE). 
 
Ministro Roberto Freire e deputada federal Jozi Araújo (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC) Freire recebeu o prefeito de Taquaritinga do Norte (PE), Ivanildo Mestre Bezerra, e vereadores do município (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
   
Da esquerda para a direita, Renato Galupo, ministro Roberto Freire e Athos Avelino (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC) Ministro Roberto Freire e prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
   
Freire se reuniu com a artista performática Denise Stoklos e produtores do Festival Internacional de Solo Performance (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC) Ministro Roberto Freire e o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov (Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC)
   
Governador Rodrigo Rollemberg e ministro Roberto Freire (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) Freire recebeu o deputado Veneziano Vital do Rêgo e prefeitos de cidades paraibanas (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
Integrantes da Associação Nacional dos Violeiros do Brasil (ANVB) (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) Da esquerda para a direita, ministro Roberto Freire, Nando Cordel e Nelson Nejaim (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
Ministro Roberto Freire e prefeita de Itambé (PE), Graça Carrazzoni (Foto: Edson Leal/Ascom MinC) Freire recebeu o o deputado federal Wilson Filho (PTB-PB) e prefeitos de cidades paraibanas (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)
   
 
Freire recebeu o governador de Sergipe, Jackson Barreto, e o deputado federal Jony Marcos (Foto: Edson Leal/Ascom MinC)  
   
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura