O Dia do Ministro

« Voltar

Freire propõe Rouanet para manutenção de Sinfônica de Teresina

 

23.2.2017 - 9:52  
A Orquestra Sinfônica de Teresina foi tema de reunião entre o ministro Roberto Freire e o prefeito Firmino Filho (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Roberto Freire, propôs a utilização da Lei Rouanet para assegurar a manutenção das despesas da Orquestra Sinfônica de Teresina. A sugestão foi feita durante audiência realizada na noite desta quarta-feira (22) com o prefeito da capital piauiense, Firmino Filho. 
 
De acordo com o prefeito, a Orquestra Sinfônica realiza um importante trabalho de formação musical de centenas de jovens piauienses e mantém um cronograma intenso de atividades ao longo do ano. "A grande questão que temos diz respeito aos custos de manutenção da orquestra. Os gastos chegam a R$ 4,5 milhões (aproximadamente) por ano, o que onera muito as contas do município. Precisamos encontrar um modo de assegurar a continuidade das ações da Sinfônica, que já tem uma sede própria (Palácio da Música)", destacou Firmino Filho.
 
Na avaliação do ministro, o Ministério da Cultura (MinC) e a Prefeitura podem trabalhar juntos para garantir que seja elaborada uma proposta cultural, via Rouanet, que atenda às necessidades da Sinfônica de Teresina. "Utilizada com responsabilidade, a Lei Rouanet é um excelente instrumento. É possível realizar grandes projetos com a lei de incentivo fiscal, uma vez que beneficia tanto as empresas quanto aqueles que produzem cultura. Atualmente, é um dos melhores caminhos para o financiamento de atividades culturais no País", ressaltou Freire.   
 
O ministro também ofereceu apoio para a realização do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que vem ao encontro da política de estímulo à leitura que está sendo implementada pelo Ministério, por meio do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB). "Queremos que o Brasil leia mais. Certamente poderemos contribuir para tornar o Salipi um evento ainda maior", disse.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura