O Dia do Ministro

« Voltar

Em audiência, ministro discute obras em São Miguel das Missões (RS)

 
 
30.5.2018 - 14:39  
Da esquerda para a direita, deputado Darcísio Perondi, Kátia Bogéa e ministro Sérgio Sá Leitão (Foto: Clara Angeleas/Ascom MinC)
 
 
O possível início das obras do PAC Cidades Históricas em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, foi debatido pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o deputado federal Darcísio Perondi (MDB-RS) e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (30), em Brasília. 
 
Entre as principais obras previstas em São Miguel das Missões estão a colocação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas nas Ruínas de São Miguel e a implantação do Complexo Cultural do Sítio de São Miguel Arcanjo, que inclui a sede do Iphan, anexo do Museu das Missões, Centro de Atendimento ao Turista, Centro de Interpretação das Missões e Centro Cultural. Além disso, está prevista também a requalificação urbanística do entorno do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. As obras, que estão em fase preparatória (já com projeto pronto), ainda dependem de recursos orçamentários para serem executadas.
 
O Sítio de São Miguel Arcanjo, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, abriga parte dos remanescentes da antiga redução Jesuítica Guarani no local – fundada por volta de 1687 – e o Museu das Missões, criação do arquiteto Lúcio Costa e inaugurado em 1940.
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura