Notícias

« Voltar

Ministérios articulam presença do Brasil na Copa da Rússia

 
 
7.2.2018 - 10:05  
Da esquerda para a direita, ministros Leonardo Picciani, Marx Beltrão e Sérgio Sá Leitão (Foto: Ronaldo Caldas/Ascom MinC)
 
 
Que o Brasil é o País do futebol, o mundo já sabe. Mas a noção da vasta gama de ofertas do que se produz aqui, em termos de cultura, esporte e turismo, ainda não é tão claro para os estrangeiros. Para isso, o governo federal planeja aproveitar a Copa do Mundo 2018, que será na Rússia, como espaço para difundir a produção nacional. 
 
"A ideia é usar a Copa do Mundo como uma plataforma de promoção do País, de geração de negócios e de exportação de bens e serviços de cultura, esporte e turismo. Vamos montar uma estratégia comum integrada para isso", explica o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. 
 
A presença brasileira na Rússia foi debatida nesta quarta-feira (7), em reunião no Palácio do Planalto, em Brasília. Participaram, além do ministro Sérgio Sá Leitão, os ministros Marx Beltrão (Turismo), Leonardo Picciani (Esporte) e Sergio Etchegoyen (Segurança Institucional), o secretário especial de Comunicação Social, Márcio de Freitas, e o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz. 
 
O Ministério da Cultura ficará a cargo de elaborar a programação cultural da chamada Casa Brasil, um espaço de promoção do País durante a Copa, em Moscou, na capital russa. O local abrirá atrações musicais, exposições e festivais gastronômicos, entre outros, durante o período da Copa, que será de 14 de junho a 15 de julho de 2018.
 
De acordo com o ministro, há a previsão de se fazer, além das atividades da "Casa", um grande show gratuito ao ar livre. 
 
O ministério da Cultura tem um histórico de participação em grandes eventos internacionais, como o Ano do Brasil na França (2005) e a "Copa da Cultura" (2006), quando o governo brasileiro levou diversos eventos para Alemanha com o objetivo de divulgar a diversidade cultural do País. 
 
"Os nomes e conteúdo ainda serão definidos, mas estamos gestando. É uma grande oportunidade de conseguir um alcance muito maior", destacou Sá Leitão. 
 
O grupo deverá se reunir na semana subsequente ao Carnaval para consolidar a atuação de cada ministério na ação internacional. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura