Notícias

« Voltar

Freire discute apoio ao Kuarup e a projetos culturais indígenas

 
 
16.3.2017 - 9:37  
Da esquerda para a direita, Daiara Tucano, Yakari Kuikuro, Airika Kuikuro, Kanato Yawalapiti, ministro Roberto Freire, Ione Carvalho (assessora especial do ministro) e Kumaré Txikão (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)
 
 
O ministro da Cultura, Roberto Freire, analisou o possível apoio da pasta à cerimônia do Kuarup e a projetos culturais de comunidades indígenas, em audiência realizada no final da tarde desta quarta-feira (15), em Brasília, com caciques e lideranças da região do Xingu. Participaram da reunião os líderes Yakari Kuikuro, Kumaré Txikão, Kanato Yawalapiti, Airika Kuikuro e Daiara Tucano. 
 
Na audiência, o ministro chamou a atenção para a necessidade de os povos indígenas terem sua sustentabilidade assegurada por meio de ações culturais e atividades econômicas. "Ainda temos uma presença muito forte do Estado no que se refere às causas indígenas. A luta por mais autonomia também passa pelo aspecto cultural. As mais diversas etnias não podem ser tratadas como uma espécie de museu vivo, é preciso preservar a cultura e ao mesmo dar condições para que os povos se desenvolvam de forma mais ampla", avaliou.
 
Kuarup
 
O Kuarup é um ritual de homenagem aos mortos ilustres celebrado pelos povos indígenas da região do Xingu, onde vivem 16 etnias. A festa tem comida, danças, cânticos, rezas e o momento das lamentações, quando são erguidos na aldeia troncos de madeira pintados e enfeitados com faixas de cor amarela e vermelha. Cada tronco representa um morto. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura