Núcleos de Produção Digital

03.07.2014

O que é?

Os Núcleos de Produção Digital (NPDs), no âmbito do Programa Olhar Brasil, são espaços democráticos, gratuitos e acessíveis a todas as classes da sociedade, voltados para a produção e difusão do conteúdo audiovisual brasileiro, com estrutura humana, física, tecnológica e metodológica. A ação tem o objetivo de formar e consolidar parcerias com os estados para o desenvolvimento da atividade audiovisual nas diversas regiões do país.

Os NPDs visam apoiar a produção audiovisual independente, através do fornecimento de equipamentos adequados, bem como de serviços técnicos especializados, promovendo a formação e o aprimoramento profissional e artístico de técnicos e realizadores audiovisuais nas mais diversas funções. Os equipamentos são entregues aos Núcleos por meio de empréstimo de comodato, podendo ser doados em definitivo após a avaliação do funcionamento do espaço por um período de dois anos.

Nestes espaços também são disponibilizados, para a população, equipamentos para a produção independente. Esses empréstimos já estão gerando resultados positivos, como é o caso do filme produzido pelo NPD de Sergipe, que foi exibido na mostra do Festival do Cinema Brasileiro de Paris em 2010.

Como participar 

Os interessados devem acompanhar as informações no site do Ministério da Cultura para verificar quando serão abertas inscrições para novos editais.

 

Responsável: Secretaria do Audiovisual – SAv