MinC leva a Moscou 13 shows musicais e 3 chefs brasileiros durante a Copa do Mundo

 
 
8.6.2018 - 17:54  
 
 
O Ministério da Cultura (MinC) vai levar música e gastronomia para a Copa na Rússia. A programação terá lugar numa antiga choperia de Moscou, batizada de Brasil Experience, começando no próximo dia 16, com um show do rapper Emicida. Estão previstas apresentações de 13 artistas, como a cantora Mart'nália, o instrumentista Hermeto Pascoal e a banda de samba-rock Sandália de Prata, além de opções da culinária brasileira. O show de encerramento será realizado em 14 de julho, véspera da final, com o cantor e baterista paulistano Curumin.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, destaca a importância econômica do megaevento esportivo, que atrai turistas do mundo inteiro e é transmitido para todos os continentes. "A cultura brasileira tem um imenso potencial de exportações e esse é um dos eixos de atuação do Ministério da Cultura. Pode ser muito interessante, em termos de atração de receitas, e, portanto, de geração de renda e emprego aqui no Brasil. As atividades culturais e criativas constituem um dos setores de maior vitalidade da nossa economia e já respondem por 2,64% do PIB brasileiro", diz Sá Leitão.

Os músicos e chefs foram selecionados pela organização social Brasil Música & Artes – BM&A, que venceu edital do MinC para divulgar a cultura brasileira na Copa. "Podemos ser muito mais queridos e admirados lá fora se a nossa cultura for mostrada", diz o presidente da BM&A, Sérgio Ajzenberg. O MinC repassou R$ 2,99 milhões à BM&A.

Cerca de 300 artistas participaram da seleção pública feita por um comitê nomeado pela BM&A. Uma das escolhidas foi o quarteto instrumental gaúcho Yangos, que concorreu ao prêmio Grammy Latino no ano passado. "A Copa não é só futebol. A gente está levando a nossa cultura, a nossa culinária e a nossa música", diz o acordeonista Rafael Scoopel. A Yangos toca ritmos fronteiriços (originários das regiões de fronteira entre o Brasil e outros países), como o chamamé e o vanerão.

Do Ceará, segue para se apresentar na Rússia a banda de rock alternativo Selvagens à Procura de Lei. Em 2014, por ocasião da Copa no Brasil, o grupo lançou a música "Bem-vindo ao Brasil". Outra canção do repertório é "Brasileiro". "Nossas letras falam muito de questões sociais", diz o vocalista e guitarrista Rafael Martins. Para Ajzenberg, diversidade é a palavra-chave da programação: "Estamos levando a nova música brasileira com toda a sua diversidade: funk, hip hop, samba", diz o presidente da BM&A. 

Gastronomia

As atividades gastronômicas contarão com três chefs do Norte, Nordeste e Sul: Felipe Schaedler (Norte), Guga Rocha (Nordeste) e Alysson Muller (Sul). Cada um será encarregado de preparar uma ‘noite brasileira', quando o público poderá saborear a culinária típica da região de cada chef. 

A antiga choperia tem capacidade para cerca de 1,5 mil pessoas. A entrada será gratuita, assim como o acesso aos shows e a aparelhos de tevê com os jogos da Copa. Haverá opções pagas de restaurante e bar. "O sol se põe às 23h, são noites muitos gostosas. O lugar é muito bonito, perto do Rio Moscou. É lá que a gente vai assistir aos jogos. Tem uma campanha na Rússia chamando as pessoas para visitar a casa brasileira", conta Ajzenberg. 

Em um espaço destinado ao MinC, o público poderá valer-se de óculos virtuais para ver cenas do Brasil. A ideia é divulgar o país no exterior e atrair turistas estrangeiros.

A programação do projeto Brasil Experience – Ao vivo na Copa da Rússia tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

O prédio da antiga choperia em Moscou foi alugado pela Vividbrand, braço da agência de publicidade Publicis que atende os patrocinadores da seleção brasileira, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No local, além da programação do MinC, haverá atrações sob a responsabilidade da CBF. A Copa da Rússia começa em 14 de junho e vai até 15 de julho.

Serviço

Brasil Experience – Ao Vivo Na Copa da Rússia
Endereço: via Кутузовский пр-кт, 12 стр. 1, Moskva, Rússia, 121248 
12, Kutuzovsky Prospect, Bldg 1, Moscou, Russia
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura