Dia do Ministro

« Voltar

Ministro debate programação cultural do Congresso Mundial de Ciências do Solo

 
 
19.6.2018 - 10:22  
Ministro Sérgio Sá Leitão se reuniu com organizadores do 21º Congresso Mundial de Ciências do Solo (Foto: Clara Angeleas/Ascom MinC)
 
 
Em audiência realizada nesta segunda-feira (18) na Representação Regional do Ministério da Cultura (MinC) no Rio de Janeiro e Espírito Santo, o ministro Sérgio Sá Leitão debateu sobre a programação cultural do 21º Congresso Mundial de Ciências do Solo (WCSS) com os organizadores do evento e o com o deputado federal Alexandre Valle (PR). 
 
Com o tema Ciência do solo: além da comida e do combustível, o evento, que ocorre entre os dias 12 e 17 de agosto, contará também com uma programação cultural com shows e exibição de filmes. O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. A expectativa é que o congresso reúna 7,5 mil participantes e profissionais de até 140 países. 
 
O ministro foi convidado para proferir uma palestra no congresso, que será realizado no Windsor Conven-tion & Expo Center, na Barra de Tijuca. Será exibida durante a semana do 21º WCSS uma seleção de filmes de longa e curta metragem em salas com capacidade para 50 a 200 pessoas. Os filmes são organizados em programas temáticos para cada dia da conferência com os principais filmes.
 
Homenagem aos 70 anos de Israel
 
O ministro Sérgio Sá Leitão também declarou o apoio do MinC ao evento que celebrará os 70 anos do Estado de Israel e à 10ª edição Festival de Cinema Judaico do Rio de Janeiro, durante audiência com o vereador Marcelo Arar (PTB-RJ) e o presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, Henry Rosenberg. 
 
Ministro Sérgio Sá Leitão também declarou o apoio do MinC ao evento que celebrará os 70 anos do Estado de Israel (Foto: Clara Angeleas/Ascom MinC)
 
De acordo com o vereador Marcelo Arar, a ideia é contar, no evento em homenagem aos 70 anos de Israel, um pouco da história da imigração do povo judeu no Rio de Janeiro e no Brasil. "No total, nosso País recebeu 100 mil judeus, dos quais 30 mil no Rio de Janeiro, que ajudaram a construir a sociedade carioca", esclareceu.
 
Para o presidente da Fundação Israelita, o apoio do MinC é fundamental para o sucesso dos projetos. "Queria agradecer ao ministro, que nos recebeu hoje para debater projetos tão importantes que, certa-mente, irão engrandecer a cultura da nossa cidade. O povo judeu é um povo da cultura, fomos criados lendo e estudando", disse. 
 
Sá Leitão destacou que os dois projetos são altamente meritórios e se inscrevem dentro da política pública de cultura conduzida pelo MinC. "Será uma honra contribuir para a viabilização desses eventos. Que nós possamos celebrar os 70 anos do Estado de Israel, um país que tem muito a ensinar ao Brasil. Israel hoje é o país onde há o maior número de startups por habitante e o Brasil precisa seguir este caminho do empreendedorismo. Estaremos aqui celebrando o legado cultural de Israel na cidade do Rio de Janeiro, contem com o Ministério da Cultura", afirmou. 
 
Sinfônica de Jesuralém 
 
Henry Rosenberg  convidou o ministro para assistir à apresentação da Orquestra Sinfônica de Jerusalém, no próximo dia 19 de agosto. Sob a regência de Yeruham Scharovsky, a orquestra fará, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, uma homenagem aos 70 anos do Estado de Israel. 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura