Cine Mais Cultura

Atualizado em 04.07.2014

O que é?

Os Cine Mais Cultura são espaços para exibição de filmes com equipamento de projeção digital, obras brasileiras, em DVD, do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista. Cada espaço recebe um kit contendo telão (4m X 3m), aparelho de DVD, projetor, mesa de som de quatro canais, caixas de som, amplificador, microfones sem fio e centenas de filmes brasileiros (curtas, médias e longas metragens, além de documentários e animações) selecionados pela Programadora Brasil, para exibições semanais.

A ação visa democratizar o acesso à cinematografia nacional e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da exibição não comercial de filmes. Os equipamentos, as obras e as oficinas de capacitação cineclubista são disponibilizados através de editais e parcerias diretas, atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios.

Os editais têm como foco pessoas jurídicas sem fins lucrativos e, conforme seus objetos, visam contemplar entidades tais como bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, associações de moradores ou até mesmo escolas e universidades da rede pública bem como prefeituras, sempre com o objetivo de favorecer o encontro e a integração do público brasileiro com a produção audiovisual de seu país.

Tendo alcançado, até então, a quantidade de 1043* cines, em todo o país, o Cine Mais Cultura é uma ação prioritária e estratégica, não só para a Secretaria do Audiovisual, mas para o Ministério da Cultura como um todo. Atualmente o programa está sob avaliação quantitativa e qualitativa.

A avaliação é o processo no qual teremos dados para aferição da política pública, bem como estratégia, de aperfeiçoamento e inovação do programa. Essa avaliação dará a SAv um mapeamento cuja finalidade é tornar a ação mais dinâmica e sistematizada, com um acompanhamento mais detalhado, fortalecendo assim o diálogo entre as redes, o MinC e a sociedade.

Como participar

Os interessados devem acompanhar as informações no site do Ministério da Cultura para verificar quando serão abertas inscrições para novos editais.

Responsável: Secretaria do Audiovisual – SAv