Praça dos Esportes e de Cultura (PAC 2)

Atualizado em 03.07.2014

O que é?

O Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC 2) em março de 2010. A ação Praças dos Esportes e da Cultura (PEC) integra o Programa de Aceleração do Crescimento-PAC 2 no eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública.

Entre os anos de 2011 a 2014, está prevista a construção de 800 PECs. Na primeira seleção para o programa, realizada em setembro de 2010, foram contempladas 401 propostas de instalação desses equipamentos..

O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das Praças foram desenvolvidos por equipe multidisciplinar e inter-ministerial. Esse grupo desenvolveu três modelos de Praças, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m².

Os projetos de arquitetura e engenharia das Praças disponibilizados pelo programa são de referência e podem ser adotados ou não pelos municípios e o Distrito Federal, cujo único compromisso deverá ser manter o programa básico proposto para cada um dos três modelos.

Responsável: Secretaria Executiva – SE