Cultura Viva - Logotipos

1. Onde baixar as marcas e logotipos?

As orientações das marcas estão disponíveis aqui, bem como os arquivos em .eps e .jpg

2. Qual a ordem para aplicação de logotipos em peças gráficas ou em vídeos institucionais?

As marcas devem ser aplicadas conforme orientações do manual de aplicação de marcas do governo federal e o manual de aplicação da marca cultura viva.

As marcas mais importantes ficam à direita, estando sempre a do governo federal à extrema direita, seguida pela da secretaria ou ministério, conforme necessidade, depois a do programa ou ação específica e finalmente a de prefeitura, estado ou instituição.

3. Quando usar patrocínio, apoio e realização?

Realização – A ação que está sendo divulgada é do Ministério da Cultura ou de secretaria, representação ou vinculada.

Patrocínio – A ação é de outro parceiro e o Ministério da Cultura está contribuindo com recursos.

Apoio – A participação não envolve recurso, será com divulgação em redes e sites, representante para acompanhar o evento ou integrar mesa de debate, etc.

Parceria – O Ministério da Cultura é apenas parceiro da causa, tem ações no segmento, mas não participa ativamente do evento específico.

4. Quais as marcas que devem assinar, obrigatoriamente, as peças?

As marcas devem ser aplicadas conforme orientações do manual de aplicação de marcas do governo federal e o manual de aplicação da marca cultura viva. Todos os eventos relacionados ao MinC devem assinar com a marca do Governo Federal e do ministério ou secretaria/vinculada. Além disso, os eventos de ações devem assinar com a marca do programa que contempla as ações. Exemplo: os Pontos de Cultura devem assinar com a marca do programa Cultura Viva e com a marca da própria ação, quando houver.

5. Quem aprova/orienta a aplicação das marcas?

As peças já com a régua de marcas aplicada devem ser enviadas ao email comunica.scdc@cultura.gov.br para aprovação. O Ministério da Cultura possui um prazo de até cinco dias úteis para aprovar as peças, conforme Instrução Normativa nº 1, de 5 de outubro de 2010. Caso o Ministério não se manifeste nesse prazo, o material é tido como aprovado. No caso de peças que contenham marcas de outros programas do MinC, as mesmas devem ser enviadas para o e-mail ascom@cultura.gov.br, sob responsabilidade da AsCom/GM.

6. Como faço para divulgar eventos no site do MinC/Cultura Viva e redes?

A solicitação de divulgação de todos os eventos deve ser enviada para o email comunica.scdc@cultura.gov.br, contendo press release e imagens, quando houver. Todos os eventos culturais ou relacionados ao escopo da Secretaria de Cidadania Cultural são divulgados nas redes sociais da própria Secretaria (youtube, flickr, twitter cultura viva, twitter diversidade e facebook). No site Cultura Viva, são divulgados os eventos ou matérias relacionadas diretamente ao programa ou com participação/presença das autoridades da Secretaria. Para publicação no Portal da Cultura, mailing do MinC ou redes do MinC a solicitação, com release e foto, deve ser enviada para o email imprensa@cultura.gov.br, sob responsabilidade da AsCom/GM.

7. Quais são os canais de comunicação da Secretaria?

Os principais canais são:

Endereço: Ministério da Cultura – SCS, Quadra 9, Lote "C", Torre "B", 9º  andar – Edifício Parque Cidade – CEP: 70308-200 – Brasília/DF

Telefones: Central de Atendimento – 61-2024-2960; Núcleo de Comunicação – 61-2024-2835/2994/2921; Gabinete – 61-2024-2778/2945.

Central de Atendimento – atendimentocidadaniaediversidade@cultura.gov.br;

Núcleo de Comunicação – comunica.scdc@cultura.gov.br;

Gabinete – gabinete.scdc@cultura.gov.br.

Site: www.cultura.gov.br/cidadaniaediversidade

Facebook: facebook.com/cidadaniaediversidade

Twitters: @culturaviva e @diversidademinc

Flickr: flickr.com/photos/culturaviva

Youtube: youtube.com/sidcultura